Três dimensões fundamentais do processo educativo (2021)


Há três dimensões fundamentais a serem desenvolvidas em qualquer área de conhecimento/disciplina escolar:

1 - Percepção (educação da atenção), seja a percepção direta das paisagens, seja a percepção de textos ou de informações em outras linguagens;

2 - Organização mental/racional dos dados obtidos pela percepção e significação de tais dados, de forma que se entenda bem ao mundo e aos nossos lugares nessa imensa miríade de relações. Esse processo exige mentes aptas ao pensamento lógico e complexo/relacional. Trata-se da habilidade de transformar informações em conhecimento;

3 - Reflexão sobre o conhecimento fomentando um aprimoramento do modo como nos inserimos na miríade de relações que chamamos de mundo. Ou seja, podermos agir de modo eticamente consciente a partir de reflexões racionais complexas e relacionais. Trata-se da habilidade de transformar conhecimento em sabedoria.

Cabe, portanto, aos professores, que arquitetem seus cursos/sequências didáticas visando, por via da mediação, que os estudantes - como consequência do modo como se relacionam com os conteúdos - desenvolvam tais dimensões da mente humana.

Comentários